4 endereços imperdíveis em Santiago

santiago_eduardomendonca

Não conhecia Santiago. Nunca tinha colocado os pés no Chile. No ano passado, quando surgiu a possibilidade de irmos (meu namorado e eu), fiquei encantado com o que lia e ouvia sobre Santiago – a capital – e as dezenas de vinícolas pelos país. Usei parte das minhas férias, em Janeiro/19, para fazer uma extensa pesquisa sobre restaurantes, cafés, pontos turísticos e vinícolas.

Depois dessa seleção prévia, começamos a ler sobre os lugares que havia pré-selecionado. Somos dois apaixonados por culinária e vinhos e essa foi a razão que nos fizeram selecionar 3 restaurantes imperdíveis na capital e uma vinícola boutique bem próximo a Santiago para contar a vocês.

99 RESTAURANTE
Escondido em uma rua do bairro Providência, sem nenhum luxo ou pomposidade que chamasse atenção para sua fachada, achamos o 99 Restaurante. O mesmo também está no Guia Michelin. Porém, o 99 é completamente diferente do que se imagina de um estrelado: comida simples, pratos lindos com um sabor incrível. E o melhor: nos ofereceram uma seleção de vinhos naturais que nos fizeram voltar ao restaurante para comprarmos um dos rótulos servidos. O encantamento veio logo no couvert: manteiga de funghi servida numa estrutura de cobre. Posteriormente, panceta com morangos, o tradicional (porém remodelado) “fish & chips” e ovo empanado com mousse de espinafre. De sobremesa, cheesecake de framboesa.

Andrés de Fuenzalida 99, Providencia, Región Metropolitana, Santiago.
Telefone: +56 2 2335 3327
Site: 99restaurante.com

DE PATIO
Um almoço de 3 passos explicado por uma garçonete supersimpática e prestativa, a qual nos contava sobre o restaurante, seus pratos e nos ajudava a encontrar mais restaurantes como aquele templo no qual estávamos (e sugeriu o Polvo Bar de Vinos, no qual o namorado dela trabalhava). E, mais vinhos naturais. Aqui já estávamos à procura desse tipo de vinho. Rendeu mais um peso para a bagagem. Iniciamos com um rondele de abobrinha recheado com ricota e menta, seguido de pesca do dia confitado com ervas, sorvete de doce de peite com menta e calda de morangos. Todas as ervas, os temperos frescos, as hortaliças e folhas servidos vêm direto da horta, a qual fica à vista do salão central do restaurante. Opção de menu: 6 passos, servidos no balcão de frente para o chef Banjamin Nast, de onde comanda a cozinha do De Patio.

Av Vitacura 3520, Vitacura, Región Metropolitana, Santiago.
Telefone: +56 2 3245 0340
Site: depatiorestaurante.cl

POLVO BAR DE VINOS
Um achado do outro lado do rio, em Providência, região conhecida como Bellavista. Quem conhece Santiago deve ter se familiarizado com essa expressão “do outro lado do rio”, remetendo aos dois lados do rio Maipo que corta a cidade de Santiago. Uma zona mais boêmia, com restaurantes e bares, jovens e famílias, lojas e shoppings. O Polvo foi inaugurado recentemente, em 2018. A proposta é apresentar pratos com ingredientes regionais, frescos, preparados sem muita ornamentação à francesa nos pratos. Foi lá que provamos nosso primeiro vinho laranja (claro!!! Na mesma “vibe” dos naturais, queridinhos por nós neste momento, responsáveis por parte do nosso orçamento nessa viagem). Incrivelmente lindo, uma mistura de restaurante, “fromagerie” e “charcuteria” chilenas, com cortador de frios manual e bobinas de papel pardo. Vendem embutidos e queijos, com os quais fazem os pratos. Do cardápio preferimos as entradas para compartilhar: carpaccio de abóbora com polvo assado e iogurte caseiro, queijo de cabra fundido com beterrabas ao forno e escabeche de berinjelas com amêndoas.

Constitución 187, Santiago, Providencia, Región Metropolitana, Santiago.
Telefone: +56 9 8440 2462
Site: polvobardevinos.cl

VINA VIK
Se estiverem dispostos a dar uma esticada a alguma vinícola, indicamos a VIK, uma vinícola boutique ao sul de Santiago. A vinícola dispõe de hotel exclusivíssimo e uma linda bodega toda em concreto e vidro, bem moderna para uma vinícola. Resolvemos fazer o tour guiado com direito a degustar 3 dos seus vinhos: VIK, Milla Cala e La Piu Belle. Surpreendentemente, não apenas fizeram a degustação de 3 rótulos, mas nos ofereceram a oportunidade de provar seus varietais, com os quais fazem o “blend” de seus rótulos comerciais. Uma experiência incrível para identificarmos os responsáveis pelo tanino, pelo aroma e pelo equilíbrio quando são misturados num “assemblage”. Após o tour seguimos para o almoço em meio aos vinhedos, emoldurado pela Cordilheira dos Andes.

H-830, Millahue, San Vicente, Región del Libertador Gral. Bernardo O’Higgins, Chile.
Telefone: +56 9 5668 4853
Site: vikchile.com

EDUARDO MENDONÇA é professor universitário e adora associar sua formação de bioquímico com a gastronomia e a vinicultura.

Editores, colaboradores e convidados do portal Gastronomix.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.