3 lugares especiais em Porto Alegre

portoalegre_schaembeck

Aqui, algumas dicas de Porto Alegre, cidade do chef. Não é uma cidade turística ainda que tenha um roteiro bem bacana quando apresentada no estilo “like a local”. E são essas dicas que apresentamos abaixo.

BORGES QUEIJOS ARTESANAIS

Há quem diga que é loja. Outros acham que é mercearia. Eu acho que é um lugar alto astral dedicado aos queijos e aos vinhos brasileiros. O Eduardo e a Rita atendem com muito carinho e compartilham as histórias dos produtores nacionais dos queijos e conhecem profundamente o processo produtivo de cada peça. Essa é uma pesquisa que eles já fazem tem muito tempo e agora colocaram na prateleira para tornar mais próximo de nós. Comer uma tábua de frios e tomar um vinho nas mesinhas que ficam na calçada de uma das ruas. Você certamente sairá amigo dessa dupla querida a frente do lugar.

Rua Dinarte Ribeiro, 128
Moinhos de Vento, Porto Alegre
Telefone: (51) 3072-7028
Instagram: @borgesqueijosartesanais

DAIMU
Tradição, delicadeza e precisão em cada peça de sushi servida pela turma liderada por Emerson e Ricardo. A boa pedida é o combinado Omakasê que traz os peixes mais frescos disponíveis na casa. Se estiver frio (e aqui em Porto Alegre temos uns quantos dias assim) e a fome não for de peixe cru, peça o udon feito pela mãe do Emerson. Sensacional.

Rua Dinarte Ribeiro, 169
Moinhos de Vento, Porto Alegre
Telefone: (51) 3222-0038
Cardápio: daimu.com.br

PATISSIER
O chef Marcelo Gonçalves, em seu Patissier, conseguiu traduzir em um espaço toda sua energia. Numa atmosfera meio industrial, mostra que sofisticação está, na verdade, na simplicidade. Entre, pegue uma taça de vinho e sinta-se a vontade. Esse é o clima. Fique atento aos dias de feijoada. Grande pedida!

Rua Marquês do Pombal, 128
Moinhos de Vento, Porto Alegre
Telefone: (51) 3395-3848
Cardápio: blogdapatissier.blogspot.com

MARCELO SCHAMBECK é um dos nomes de maior destaque no cenário gastronômico de Porto Alegre. Depois de anos a frente do Del Barbiere, referência na capital gaúcha, em 2019, abre as portas do Capincho Bar e Restaurante, seu novo projeto. Em seus cardápios, busca valorizar os ingredientes e os sabores regionais, respeitando a sazonalidade, com destaque para o uso dos produtos orgânicos. 

Formado pelo Curso Superior em Gastronomia da Unisinos, já trabalhou ao lado de chefs renomados, como Flávia Quaresma, do restaurante Carême, no Rio de Janeiro. Passou também por experiências na cozinha de Neka Menna Barreto e de Helena Rizzo, do premiado restaurante Maní. Em 2015, participou como chef convidado do jantar RS 20+10, comemoração da chef Roberta Sudbrack por seus 20 anos de carreira e 10 de restaurante no Rio de Janeiro. Já cozinhou na França, Índia e Paquistão.

Editores, colaboradores e convidados do portal Gastronomix.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.