11 lugares para comer na Toscana e em Roma

bruno_toscana3

Comer na Toscana e em Roma é um privilégio. Difícil é escolher os lugares com tantas boas opções. Seguem dicas quentinhas da viagem que fiz a esta bela região no mês de maio. 

REGIÃO DE TOSCANA

1.TORRE DI MORAVOLA (regiao de Perugia)

O hotel tem poucos quartos e fica isolado no alto de um morro. Uma antiga torre foi reformada com um belo projeto de arquitetura e design de interiores. Pensando bem, eu não diria hotel. Você se sente hospedado como convidado.

Os donos tomam conta de tudo e são extremamente agradáveis. Eles recepcionam, fazem um pequeno tour e inclusive, cozinham. Aliás, eu recomendo o jantar feito por eles. Delicioso! O café da manhã (também feito por eles) é especialmente gostoso… bem artesanal e saboroso.

Recomendo ir no verão, pois a piscina é um espetáculo à parte.

Localita Moravola, Zona Corlo
Telefone: +39 075 946 0965
Site: http://www.moravola.com/

>> AREZZO (Toscana)
 
2. Resturante Chiave d’oro
No miolo do centro histórico de Arezzo, esse restaurante foi memorável. Atendimento impecável, ambiente com um ar sóbrio, bem decorado e aconchegante. Não houve um prato que não gostei e posso assegurar que lá tem um dos melhores (senão, o melhor) Tiramissu da Toscana.

E deixe um pouco de gula para tomar um sorvete de pistache na sorveteria logo em frente chamada Sunflower Gelateria Naturale.
Piazza S. Francesco, 7
Telefone: +39 0575 403313
Site: https://www.ristorantelechiavidoro.it/

>> FLORENÇA (Toscana)

3. Il Latini
Jantamos no restaurante que o Gastronomix indicou! Adoramos…pequeno, comida típica e bem boa!

Via dei Palchetti, 6R
Telefone: +39 055 210 916
Site: www.illatini.com/

4. Caffe La Posta

Para fazer um lanche, brunch ou café da manhã e se bobear até almoço! Super agradável… Sentamos nas mesas do lado de fora que fica na rua pequena e pouco movimentada (o local fica em uma esquina). Atendimento ótimo. Quando falamos que éramos brasileiros, a mulher que nos atendeu chamou o filho que trabalhava ao lado, pois ele estava estudando português (aliás, foi um capítulo à parte)
Capitulo à parte:
O rapaz que falava português é dono de uma casa de sanduiches vizinho ao café. Você inclusive pode sentar à mesa e pedir comida nos dois estabelecimentos. O sanduíche dele é muito bom, além da simpatia! Uma seleção bem boa de frios (salames e presuntos). Pergunte pelo especial do dia!

Via Pellicceria, 24r
Telefone: +39 055 265 4643

5. Gelateria Perche no!
Não preciso dizer nada sobre sorvetes italianos. Esse foi o melhor de Florença!

Via dei Tavolini, 19r
Telefone: +39 055 239 8969

ROMA
6. Del Bogonese
Um restaurante meio manjado de Roma, mas eu adoro !!! Primeiro, porque fica na minha praça preferida (Piazza del Popolo, que é linda à noite) e tem mesas na rua. Segundo: a comida é boa e, por fim, um belo Negroni feito com tônica que deixa ele mais refrescante pro verão!

Piazza del Popolo, 1
Telefone: +39 06 322 2799
Site: https://www.dalbolognese.it/

7.Stravinskij Bar
Depois de jantar no Del Bogonese, você pode ir tomar um drink no bar Stravinskij, localizado em um hotel bem perto do restaurante. Não deixe de ir até o arco da entrada da praçaa e ver de longe os prédios gêmeos com o obelisco. Comparada com o restante de Roma, o preço do drink é um pouco alto, mas vale abrir um pouco a mão e tomar um bom drink em um lugar bacanudo.
Via del Babuino, 9
Site: https://www.roccofortehotels.com/hotels-and-resorts/hotel-de-russie/restaurant-and-bar/stravinskij-bar/

8. Dar Poeta
Escondido no Trastevere (suspeito para falar, pois é meu bairro preferido), um amigo indicou uma pizzaria deliciosa! Sentar na mesa do lado de fora com um litro de vinho da casa (por 8 euros) e comer uma bela pizza fez o bairro ainda mais especial para mim!

Vicolo del Bologna, 45
Telefone: +39 06 588 0516
Site:
www.darpoeta.com/

9.Due Ladroni
Restaurante clássico italiano… Da decoração ao atendimento, recheado com comida típica muito boa. Vale fazer reserva para evitar espera

Piazza Nicosia, 24
Telefone: +39 06 686 1013  
Site:
www.dueladroni.com/

10. Trattoria al Moro

Trattoria old school! Cacio Pepe de comer de joelhos e uma atenção especial para o sorvete de pistache de sobremesa. Fomos super bem atendidos por um garçom divertido e super atencioso que nos ajudou nas escolhas dos pratos com a maior paciência (o que não é muito comum em pequenos restaurantes tradicionais italianos)

Vicolo delle Bollette, 13,
Telefone: +39 06 678 3495
Site: https://www.ristorantealmororoma.it/pt-br/

11. La Strega Nocciola – gelato
Essa sorveteria originalmente é de Florença, mas não tive tempo de provar lá. Por sorte, encontrei em Roma. MUITA SORTE! O sorvete é delicioso… provei 4 sabores e todos muito bons, em especial o de limão. Vá com fé que tudo ali é ótimo.

Via della Vite, 100,
Telefone: + 39 06 8901 7096
Site: www.lastreganocciola.it/

BRUNO BATISTELA é arquiteto da Kwartet (http://kwartet.com.br/), mora em Nova York, gosta de camisas florais e tomar sorvete com a cabeça de lado.

Editores, colaboradores e convidados do portal Gastronomix.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.