10 mercados para comer e beber pelo mundo

mercados1

Mercados para comer e beber sempre fazem parte do roteiro de viagem. Serve para uma pausa, para apreciar os produtos locais, para curtir um happy hour, para comprar bons ingredientes para comer em casa, no hotel e, até mesmo, fazer um piquenique. Fizemos uma primeira lista de boas feirinhas espalhadas pelo mundo. Nelas, vocês podem comprar passear e aproveitar o momento para experimentar pratos típicos e iguarias de diversas nacionalidades. Dê uma olhadinha e, se quiser, contribua para a lista também!

1.MERCADO DE SAN MIGUEL – MADRID, ESPANHA
Surgiu como um mercado aberto no coração de Madri ainda no século 19. Ganhou a cobertura toda de ferro em 1916. E, em 2009, após longa reforma, o Mercado de San Miguel reabriu com nova proposta: além das tradicionais bancas de frutas, verduras, embutidos e peixes, também há bares de vinhos, bancas de tapas, doçarias e livraria especializada em gastronomia. Monte sua seleção de tapas, encha uma taça de vinho e você estará pronto para curtir um happy hour numa das mesas comunitárias do local.

Plaza de San Miguel s/n 28005
Telefone: (+34) 915 42 49 36
Site: www.mercadodesanmiguel.es/
Horário de funcionamento: Segunda a quarta e domingo: de 10h a 24:00 horas. Quinta a sábado: de 10h a 2h

2.MERCADO BOM SUCESSO – PORTO, PORTUGAL
Vários tipos de sardinha em lata, leitão assado, peixes grelhados na hora, tapas, hambúrgueres e até um inusual pastel de bacalhau com natas é o que se encontra para comer no Mercado do Bom Sucesso. Para beber, de cervejas a vinhos, passando pelo incontornável gin tônica – a onda da vez em Portugal. Antes dedicado apenas a frutas, vegetais e flores, esse mercado ganhou a alcunha de gourmet após a reforma concluída em 2013. E, de quebra, é um ótimo lugar pra se hospedar, pois ali fica o Hotel da Música.

3 Praça Bom Sucesso
Telefone: +351 22 605 66 10
Site: www.mercadobomsucesso.com/
Horário de funcionamento: Domingo a Quinta: 10h- 23h. Sexta e Sábado: 10h-24h
Mercado Frescos: 9h – 20h

3.BOROUGH MARKET – LONDRES, INGLATERRA

Mercado mais conhecido de Londres, o Borough Market é uma delícia para um passeio descompromissado. Várias barracas oferecem seus produtos para degustação, o que permite, a um só tempo, provar comidinhas diferentes, conhecer um pouco da cultura gastronômica inglesa e decidir o que levar na cesta para um piquenique.

8 Southwark Street
Telefone: +44 20 7407 1002
Site: www.boroughmarket.org.uk/
Horário de funcionamento: Quarta e quinta, de 10h a 17h. Sexta, de 10h a 18h. Sábado, de 8h a 17h

4.SCHRANNENHALLE – MUNIQUE, ALEMANHA

Extensão coberta do animado Virktualienmarket, o Schrannenhalle tem uma grande oferta de produtos gourmets alemães – tais como embutidos, conservas, cervejas, vinhos, etc – para levar ou comer ali mesmo. Abriga, ainda, alguns restaurantes da cidade, possui loja com utensílios de cozinha e, no subsolo, um paraíso para os chocólatras: um outlet da marca de chocolates Milka.

Viktualenmarkt 15
Telefone:  +89 51818312
Site: http://www.schrannenhalle.de/
Horário de funcionamento: Segunda a Sábado, de 10h a 20h.

5.STREET FOOD THURSDAY-MARKTHALLE NEUN – BERLIM, ALEMANHA
Marque na agenda: todas as quintas-feiras, a partir das 17h, é dia de mercado em Berlim. Não se trata, no entanto, de um mercado comum. Sua especialidade são as comidinhas de rua, de todos os tipos e de todas as partes do mundo. E nas mais diferentes preparações: pensou em almôndegas asiáticas? Ali tem. Prefere um petisco africano? Tem também. Para acompanhar, muita cerveja, vinhos e até água de coco.

Eisenbahnstrasse 42/43, Kreuzberg
Telefone: (030) 695 32 700
Site: www.markthalleneun.de/street-food-Thursday
Horário de funcionamento: Quinta, de 17h a 22h.

6.TOVERHALLERNE – COPENHAGUE, DINAMARCA

Qualidade, frescor e contato direto entre vendedores e produtores definem o Toverhallerne, mercado todo envidraçado, que nasceu em 2011 no coração de Copenhague. No país cuja gastronomia se notabilizou pela utilização dos melhores produtos locais, não espanta que legumes frescos e frutos do mar recém pescados sejam as grandes atrações. Mesmo para aqueles que não pretendem cozinhar nada na Dinamarca, o Toverhallerne também é um ótimo passeio, pois possui lojas, cafeterias e comidinhas de vários países.

Frederiksborggade 21, 1360
Site: http://torvehallernekbh.dk/
Horário de funcionamento: Segunda a quinta, de 10h a 19h; sexta, de 10h a 20h; sábado, de 10h a 18; domingo, de 11h a 17h

7.NASCHMARKT – VIENA, ÁUSTRIA

Aberto ainda no século 18, inicialmente para o comércio de leite e seus derivados, o Naschmarkt mantém até os dias de hoje vocação de feira livre, onde se encontra de tudo:  frutas, legumes e peixes. Azeites, vinhos e especiarias. Queijos, pães e embutidos. Entre uma banca e outra, há vendedores de falafel, de kebab e de curry wurst. E mais para o fim do mercado, há uma seqüência de restaurantes e cafés deliciosos, dos quais o destaque é o Neni, descontraído restaurante de origem israelense. Todos os sábados, ao Naschmarkt se agrega uma feira de antigüidades.

Centro, entre Karlsplatz and Kettenbrückengasse.
Telefone: +43 1 240555
Site: www.naschmarkt-vienna.com/
Horário de funcionamento: Segunda a sexta, de 6h a 19h30. Sábado, de 6h30 a 17h

8.ÖSTERMALMS SALUHALL – ESTOCOLMO, SUÉCIA

Ocupando um prédio do século 19 todo de tijolos, o Ostermalms Saluhall é uma instituição de Estocolmo, tanto cultural quanto arquitetônica. Desde 1888, o mercado oferece produtos de altíssima qualidade. Mais recentemente, passou a abrigar restaurantes e lojas de comida, que vendem desde os típicos pratos escandinavos até especialidades árabes e da culinária japonesa.

Östermalmstorg, 114 42
Site: http://www.ostermalmshallen.se/en/
Horário de funcionamento: Segunda a quinta, de 9h30 a 18h; sexta, de 9h30 a 19h; sábado, de 9h30 a 16h

9.SUNDAY MARKET – CHIANG MAI, TAILÂNDIA
Este mercado a céu aberto, que acontece todos os domingos em Chiang Mai, cidade localizada no norte da Tailândia, é muito empolgante. Enorme, avança por várias ruas e chega a ocupar o pátio de alguns templos, com bancas de roupas, artesanato tailandês, objetos de cozinha e decoração, os mais diversos tipos de imãs de geladeira… Mas a estrela deste mercado é a comida de rua tailandesa. Curries, espetinhos e outras delícias com nomes impronunciáveis fazem a alegria dos amantes de comida.

Começa no portão Tha Phae e segue por toda Ratchadamnoen Road
Telefone: 0 5324 8604, 0 5324 8607
Site: www.visitchiangmai.com.au/sunday_market.html
Horário de funcionamento: Domingo, de 16h a 24h

10.SZIMPLA FARMER’S MARKET – BUDAPESTE, HUNGRIA
O local é uma atração à parte: um prédio abandonado, todo pichado e que durante os outros dias da semana da vida a um animado bar, ao estilo dos ruinpubs de Budapeste. Nas manhãs de domingo, porém, a música eletrônica e os drinks e cervejas dão lugar a uma feira de produtores, com barracas de mel, flores, legumes, pães e outras preparações para comer ali mesmo – inclusive uma banca com comidas típicas da idade média.

Szimpla Kert, Budapest, VII. kerület, Kazinczy u. 14
Telefone: +36 20 261 8669
Site: www.szimpla.hu/szimpla-market
Horário de funcionamento: Domingo, de 9h a 14h

Advogado

Advogado e leitor voraz de livros, revistas, sites e blogs brasileiros e estrangeiros. Meticuloso, realiza muitas pesquisas e monta roteiros para comer, beber, tomar um drink antes de qualquer viagem. Atua também no projeto kitchen11, em Brasília.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.