10 dicas de chá em Hong Kong

20190718_171209.jpg

Da viagem à China, vieram comigo, além de chás, acessórios, amigos e lembranças incríveis, alguns cantinhos bem especiais. E tá tudo aqui e agora, para você trilhar seu caminho do chá na cidade. Veeeem!

1. Lock Cha – Para mim, o primeiro lugar a ser conhecido pelos amantes do chá. Em Hong Kong, está em quatro diferentes endereços; se tiver que escolher um, vá à loja/casa de chás em Admiralty, dentro do Hong Kong Park.

No local, há, além dos chás, um cardápio extenso de comidinhas veganas. Tudo um pouquinho mais caro do que o normal, é verdade, mas vale a experiência. Tomei um Puerh de 1980! 🙂

Do lado de fora da casa de chás, um jardim de camélias variadas aponta o caminho para um museu dedicado aos utensílios de chá, o Flagstaff House Museum of Teaware, bem organizado e completinho. Passeio para uma tarde mais do que feliz.

2. Yum Cha/Yam Cha – Em todo canto de Hong Kong você encontra um restaurante especializado em servir porções de dim sum acompanhadas por chás; esse tipo de estabelecimento é conhecido Yum Cha e é a caaaaara da cidade!

Nossa primeira incursão em um Yum Cha foi no Luk Yu, indicado pelo concierge do hotel e que existe desde 1933. Adoramos a experiência – os rolinhos primavera e os pasteis de Belém estavam deliciosos!

Dias depois, passamos por uma portinha com uma boa fila em frente; parecia um Yum Cha e novamente nos animamos a entrar. Grata surpresa! Tratava-se do Yat Lok, estrelado pelo Guia Michelin, especializado em ganso assado. Pedimos Milk Tea, uma espécie de chá com leite super hong konger e nos divertimos em uma mesa compartilhada no local diminuto, com nossas novas amigas filipinas!

3. Little Bao – Dica quente de Caio Barbosa, um dos donos da Cha Yê. Casa especializada em baos, aqueles pãozinhos massudos feitos no vapor. Os salgados estavam deliciosos, mas o recheado com sorvete de matchá, que pedi na sobremesa… Meu Deus!

4. Fortnum and Mason, Whittard, Mariage Frères – Quer matar a saudade das marcas ocidentais? Em Hong Kong há espaço dedicado a elas. Uma seção da loja de departamentos Lane Crawford, no shopping IFC, é dedicada aos best sellers da Fortnum, enquanto que no City Super do mesmo shopping e no supermercado dentro da Sogo encontrei as delicadezas da Mariage Frères e Whittard, respectivamente. Só sucesso!

5. The Old Bailey’s, no complexo Tai Kwun – O complexo Tai Kwun, instalado em um antigo presídio, é efeverscente. No local, há galerias de arte, exposições temporárias, restaurantes e um bar/casa de chás/restaurante delicioso, o The Old Bailey’s. A seleção de chás é primorosa e há uma boa diversidade de drinks com chás, com nomes bem poéticos. O cheesecake de matchá também estava divino!

6. Audrey Vintage Shop – Uma loja linda demais. Entrar nela é encontrar a primavera!

Perca-se nos objetos, cheiros e, claro, nos chás e infusões, que estão dispostos em torneiras fixadas nas paredes ou em caixinhas pra lá de charmosas.

7. Ten Ren – No resto da China, a loja de chás é conhecida como Ten Fu, mas em Hong Kong é Ten Ren. Especializada nos chás taiwaneses, mas tem todo tipo de chá chinês, além de sorvete de matchá e oolong. Há utensílios bem lindos também.

8. Ying Kee Tea House – Loja de 1881, abriga preciosidades em forma de chá chinês: Puerhs, Oolongs das mais variadas regiões, acessórios finos e super tradicionais. Não se deixe enganar pela porta pequeninha; a diversidade de produtos é imensa.

9. Ming Cha Tea House – Em um cantinho da cidade bem afastado das atrações turísticas, escondida em um prédio comercial, está a Ming Cha, uma loja/escola/casa de chás preciosa. O carro-chefe deles é o flower tea, mas há chás bem mais especiais por lá. A simpática Tomoko, especialista em chás chineses e japoneses, conduz as explicações e workshops em inglês, que valem muito a pena.

10. Milk Shake de Chá, no Shake Shack – A sanduicheria americana está no Shopping IFC. E melhor do que os sanduíches que oferece, só mesmo o Milk Tea Shake, o milk shake de baunilha com chá preto que é a versão da casa para o tradicional Milk Tea! 😉

Só de escrever sobre esses lugares para compartilhar com você, fiquei com uma vontade danada de voltar. É tão gostoso viver toda essa história, uma cultura tão diferente… Ai, ai! Agora quero ver você se animar! 🙂

Que tal me acompanhar também pelo Instagram ou Facebook? Lá estão as imagens que ilustram na prática tudo o que falamos por aqui, feitas a partir do meu #momentomágico: @chazeira (insta) ou @eloinachazeira (face) . Nos vemos lá, pra não morrermos de saudade até a próxima quinta!

Beijinhos de chá!

Especialista em chás

Se tiver chá, lá ela estará! Apaixonada pelo mundo dos chás e tudo o que com ele se relaciona, de porcelana a livros, de lugares a receitas, de comidinhas a experiências. Acredita que a xícara perfeita é capaz de criar momentos mágicos; a eles se entrega com toda a sua verdade... E eterna curiosidade! Especialista em chás e tea blender por paixão, servidora pública por profissão. Em Brasília/DF.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.